segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Que semana!!!

A escola já começou há duas semanas. As crianças ainda se estão a conhecer, mas já gostam muito de estar juntos. Parece que sempre estiveram aqui...parece que sempre estiveram juntos... e, a brincar, aprendem a ser e a estar neste nosso grupo do C.T.L.

Esta semana foi particularmente trabalhosa!

Na segunda feira organizámos o nosso dicionário de línguas. Cada um levou uma folhinha para casa com a palavra que escolheu desenhada, e teve de procurar escrevê-la em português e traduzi-la em inglês, francês e espanhol.
No fim, foi divertido juntar todas as páginas e construir o nosso dicionário para comemorar o DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS - dia 26 de Setembro.






Na quarta feira apresentámos um desafio: cada ano tinha de pensar em conjunto numa coisa que fizesse bem ao coração, e numa coisa que fizesse mal ao coração. Tocou para a entrada nas aulas e eles lá foram parecendo não mostrar assim tanto interesse pela nossa proposta.
Mas o "bichinho" ficou lá, e à tarde foi dificil controlar o entusiasmo com que todos quiseram participar.
Em grupo descobrimos coisas fantásticas, e resolvemos construir um cartaz.

Já agora, vale a pena observar o que a diferença de idades proporciona neste grupo, que de tão heterógeneo se torna mesmo muito interessante neste tipo de actividades: enquanto os pequeninos apresentam formas de pensamento concreto utilizando ideias muito palpáveis como "fumar faz mal ao coração" e "comer legumes e fruta faz bem ao coração", os mais velhinhos centram-se completamente no pensamento abstrato e introduzem já sentimentos e emoções, como é o caso de "o que faz bem ao coração é o amor, e o que faz mal é a morte..."

Ora vejam lá se não dá que pensar!!!



Para finalizar esta semana agitada, começamos a preparar-nos para as comemorações do dia 1 de Outubro - dia de muitas coisas (Dia Mundial da Música, Dia Nacional da Água, e Dia Internacional do Idoso). Assim, resolvemos deitar mãos à obra e construir "paus de chuva"...

Ora vejam lá se não ficou espectacular?

1 comentário:

  1. Muito, mas muito interessante...parabéns por todas as actividades, mas principalmente pela ideia do dicionário. Gostei de verdade!
    Bem hajam!
    Laura Rodrigues

    ResponderEliminar