A escola já começou há duas semanas. As crianças ainda se estão a conhecer, mas já gostam muito de estar juntos. Parece que sempre estiveram aqui...parece que sempre estiveram juntos... e, a brincar, aprendem a ser e a estar neste nosso grupo do C.T.L.
Esta semana foi particularmente trabalhosa!
Na segunda feira organizámos o nosso dicionário de línguas. Cada um levou uma folhinha para casa com a palavra que escolheu desenhada, e teve de procurar escrevê-la em português e traduzi-la em inglês, francês e espanhol.
No fim, foi divertido juntar todas as páginas e construir o nosso dicionário para comemorar o DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS - dia 26 de Setembro.
Na quarta feira apresentámos um desafio: cada ano tinha de pensar em conjunto numa coisa que fizesse bem ao coração, e numa coisa que fizesse mal ao coração. Tocou para a entrada nas aulas e eles lá foram parecendo não mostrar assim tanto interesse pela nossa proposta.
Mas o "bichinho" ficou lá, e à tarde foi dificil controlar o entusiasmo com que todos quiseram participar.
Em grupo descobrimos coisas fantásticas, e resolvemos construir um cartaz.
Já agora, vale a pena observar o que a diferença de idades proporciona neste grupo, que de tão heterógeneo se torna mesmo muito interessante neste tipo de actividades: enquanto os pequeninos apresentam formas de pensamento concreto utilizando ideias muito palpáveis como "fumar faz mal ao coração" e "comer legumes e fruta faz bem ao coração", os mais velhinhos centram-se completamente no pensamento abstrato e introduzem já sentimentos e emoções, como é o caso de "o que faz bem ao coração é o amor, e o que faz mal é a morte..."
Ora vejam lá se não dá que pensar!!!
Para finalizar esta semana agitada, começamos a preparar-nos para as comemorações do dia 1 de Outubro - dia de muitas coisas (Dia Mundial da Música, Dia Nacional da Água, e Dia Internacional do Idoso). Assim, resolvemos deitar mãos à obra e construir "paus de chuva"...
Ora vejam lá se não ficou espectacular?
Muito, mas muito interessante...parabéns por todas as actividades, mas principalmente pela ideia do dicionário. Gostei de verdade!
ResponderEliminarBem hajam!
Laura Rodrigues